terça-feira, 13 de setembro de 2011

Com quantos limões se faz uma limonada?

TopoGigio - Imagem do google

Fazer de um limão uma limonada! Todos sabem o que significa. Fazer de uma experiência difícil uma oportunidade criativa. Assim, o velho ditado tem sido utilizado em situações extremas, como no caso de dieta relâmpago! Tem uma que começa com a penitência de tomar um limão espremido no primeiro dia. Dois limões, no segundo dia. E assim em diante... Reza a tradição que o limão deve ser ingerido de manhãzinha e purinho. Sem água. Sem açúcar. Só na cara feia! Até onde pude observar a coragem das amigas não passou do terceiro limão.
Já uma limonada pode ser preparada até com meio limão, dependendo do tamanho da sede de quem irá beber o suco. Pode ser preparada com uma parte da casca ou somente com os gomos. Com ou sem açúcar. Com ou sem gelo no copo.  Há a limonada simples, mais conhecida pelo seu teor de vitamina C. Há também a limonada suíça, que se prepara com leite líquido, ao invés de água. O nome, talvez, venha do seu aspecto nevado. Para a limonada suíça, utilizar meio limão picado, açúcar ou adoçante a gosto de quem vai tomar, o conteúdo de um copo e meio de leite desnatado. Brum!... Brum!... Liquidificar. Coar para eliminar o bagaço e, depois liquidificar novamente o suco com cubos de gelo. Rende dois copos. Servir imediatamente.
Sei que alguém pensará numa outra limonada, também com açúcar ou adoçante, o limão, é claro (ou a laranja), e mais uma água translúcida como um rio cristalino!... Mas dessa fonte, como se sabe, passarinho de asa não bebe! Por falar em passarinho, alguém sabe de onde vem outro antigo ditado: “comer como um passarinho”?!

Nenhum comentário: